Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

OPERAÇÃO

Ibama embarga 1.397 hectares de propriedades rurais no RS

Além do embargo de 1.397 hectares utilizados para atividades agrícolas, o Ibama emitiu 36 autos de infração no valor de R$ 14,58 milhões

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou 1.397 hectares de áreas agrícolas no Rio Grande do Sul.

De acordo com o órgão, 27 áreas estavam sendo utilizadas ilegalmente para atividades agrícolas em oito cidades do estado.

Além disso, foram aplicados 36 autos de infração, somando um valor de R$ 14,58 milhões em multas.

Durante a operação, batizada Campereada, também foi feita a apreensão de um trator agrícola que estava envolvido na supressão ilegal de uma área próxima à Estação Ecológica Aracuri-Esmeralda.

Tudo aconteceu ao longo de 2022, numa ação que contou com o apoio do Batalhão Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

Objetivos da operação

Segundo o Ibama, o objetivo da operação foi fiscalizar as supressões ilegais ocorridas nos Campos de Cima da Serra, uma região de alta altitude localizada no Sul do país.

A área faz parte da região de Mata Atlântica do Rio Grande do Sul e é protegida pela Lei Federal n° 11.428/06 e pelo Decreto Federal n° 6.660/08.

No entanto, de acordo com o órgão, tem ocorrido uma expansão agrícola nessa região, com a substituição da pecuária tradicional por monoculturas, como a soja, o milho e a batata.

Os polígonos de supressão com tamanho superior a 50 hectares foram fiscalizados nos municípios de Bom Jesus, Capão Bonito do Sul, Esmeralda, Lagoa Vermelha, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra e Vacaria.

Os alvos dessa operação foram selecionados por meio da análise de sensoriamento remoto, utilizando dados do Projeto MapBiomas e imagens de satélite de vários anos.

Essas informações foram cruzadas com os registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de propriedades rurais e outras fontes públicas de dados.

Sair da versão mobile