Uma ação conjunta comandada pela Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) dos municípios gaúchos de Camaquã e Alegrete foi deflagrada durante esta quarta-feira (19) em Rosário do Sul, na Fronteira Oeste. O alvo eram criminosos que promovem furto de máquinas agrícolas e posterior revenda.
A “Operação Mahindra” chegou na 5ª fase e cumpriu três mandados de busca e apreensão. Nesta fase, foram realizadas buscas em uma revenda de máquinas que teria negociado um trator furtado. Conforme a Polícia Civil, o dono da revenda admitiu, em depoimento, ter feito a negociação da máquina, mas que não sabia que se tratava de produto de crime. Ele também se comprometeu a fornecer os dados do comprador do trator.
A operação já identificou e desmantelou uma quadrilha especializada no furto mediante estelionato de maquinários agrícolas, agindo em todo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em outros casos as vítimas ofertavam máquinas em sites e recebiam propostas de supostos compradores. Ao fecharem negócio um falso depósito era feito pelo criminoso e um guincho buscava a máquina. Somente dias depois a vítima percebia que o envelope estava vazio e percebia o golpe. As máquinas eram vendidas por valores abaixo do mercado. A ação era comandada de dentro do Presídio Regional de Caxias do Sul.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.