Seissentos milímetros de chuva acumulados em algumas cidades e o Rio Taquari chegando a 33 metros de altura, maior marca em cem anos. Esta é a situação de hoje do Rio Grande do Sul, atingido por chuvas intensas e sem trégua nos últimos dias. Esta seria a maior enchente da história do estado já registrada, segundo a Defesa Civil. O governo já decretou estado de calamidade e suspendeu as aulas na rede pública estadual.
Os prejuízos são incontáveis nas regiões da Serra, Vale do Caí, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e Região Central, que não param de gerar imagens impressionantes dos efeitos da chuva e granizo.
Há poucos dias, o canalrural.com.br noticiou que em 2024 a expectativa era que o Rio Grande do Sul colhesse uma safra recorde de soja, mas diante desta enchente, o que vemos são muitas áreas embaixo d’água. A colheita está 66% concluída, mas com o excesso de chuva, já é possivel ver o grão brotando na lavoura.
A Emater do Rio Grande do Sul avisa que o seu Sistema de Registro de Perdas (Sisperdas) está aberto para registros dos extensionistas rurais sobre a situação das propriedades. As equipes estão atuando no atendimento às famílias e comunidades. Hoje (02/05) no fim do dia o órgão divulga o Informativo Conjuntural, que deve trazer informações sobre danos na agricultura do estado.
A presidente da Emater, Mara Helena Saafeld, fez um pronunciamento através do seu instagram.
As perdas também atingem maquinários. Lavouras de arroz estão completamente acamadas e também devem ser perdidas. Em nota a Federarroz, que representa o setor, destacou que acompanha de perto e produtores que tiverem problemas podem acionar a entidade. Já no Vale do Caí a produção inteira de hortaliças está perdida nessa propriedade. além disso a Emater está fazendo levantamento das perdas. A presidente da Emater se pronunciou hj cedo
São Paulo e Santa Catarina já enviaram apoio com helicópteros e equipes e o Ministério da Defesa enviou 335 militares para auxiliar nos trabalhos de busca e resgate. O governador Eduardo Leite pediu atenção especial do governo federal e no dia de hoje, uma comitiva liderada pelo presidente Lula e pelo menos 4 ministros visita a cidade de Santa Maria, uma das mais impactadas e que está sem acessos por terra.
Até o momento, o governo federal já disponibilizou oito aeronaves e foram mobilizados 335 militares em apoio às vítimas das fortes chuvas no estado. (com informações de Elisa Maliszewski, de Novo Hamburgo/RS).
Eventos agropecuários cancelados devido às enchentes:
VITIS AURORA – Pinto Bandeira/RS
UNIVERSO PECUÁRIA – Lavras do Sul/RS
FENOVINOS – Santa Margarida do Sul/RS
FENACHIM – Venâncio Aires e região/RS