Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CHUVAS

RS enfrenta maior enchente já registrada

Aulas foram suspensas em toda rede estadual e muitas áreas plantadas estão embaixo d’água

Lavoura alagada no RS. Foto: Isabeli Brendler
Lavoura alagada no RS. Foto: Isabeli Brendler

Seissentos milímetros de chuva acumulados em algumas cidades e o Rio Taquari chegando a 33 metros de altura, maior marca em cem anos. Esta é a situação de hoje do Rio Grande do Sul, atingido por chuvas intensas e sem trégua nos últimos dias. Esta seria a maior enchente da história do estado já registrada, segundo a Defesa Civil. O governo já decretou estado de calamidade e suspendeu as aulas na rede pública estadual.

Os prejuízos são incontáveis nas regiões da Serra, Vale do Caí, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e Região Central, que não param de gerar imagens impressionantes dos efeitos da chuva e granizo.

Há poucos dias, o canalrural.com.br noticiou que em 2024 a expectativa era que o Rio Grande do Sul colhesse uma safra recorde de soja, mas diante desta enchente, o que vemos são muitas áreas embaixo d’água. A colheita está 66% concluída, mas com o excesso de chuva, já é possivel ver o grão brotando na lavoura.

A Emater do Rio Grande do Sul avisa que o seu Sistema de Registro de Perdas (Sisperdas) está aberto para registros dos extensionistas rurais sobre a situação das propriedades. As equipes estão atuando no atendimento às famílias e comunidades. Hoje (02/05) no fim do dia o órgão divulga o Informativo Conjuntural, que deve trazer informações sobre danos na agricultura do estado.

A presidente da Emater, Mara Helena Saafeld, fez um pronunciamento através do seu instagram.

As perdas também atingem maquinários. Lavouras de arroz estão completamente acamadas e também devem ser perdidas. Em nota a Federarroz, que representa o setor, destacou que acompanha de perto e produtores que tiverem problemas podem acionar a entidade. Já no Vale do Caí a produção inteira de hortaliças está perdida nessa propriedade. além disso a Emater está fazendo levantamento das perdas. A presidente da Emater se pronunciou hj cedo

São Paulo e Santa Catarina já enviaram apoio com helicópteros e equipes e o Ministério da Defesa enviou 335 militares para auxiliar nos trabalhos de busca e resgate. O governador Eduardo Leite pediu atenção especial do governo federal e no dia de hoje, uma comitiva liderada pelo presidente Lula e pelo menos 4 ministros visita a cidade de Santa Maria, uma das mais impactadas e que está sem acessos por terra.

Até o momento, o governo federal já disponibilizou oito aeronaves e foram mobilizados 335 militares em apoio às vítimas das fortes chuvas no estado. (com informações de Elisa Maliszewski, de Novo Hamburgo/RS).

Eventos agropecuários cancelados devido às enchentes:

VITIS AURORA – Pinto Bandeira/RS

UNIVERSO PECUÁRIA – Lavras do Sul/RS

FENOVINOS –  Santa Margarida do Sul/RS

FENACHIM – Venâncio Aires e região/RS

Sair da versão mobile