Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CHUVAS E VENDAVAIS

SC: Defesa Civil atende 53 ocorrências; 3 municípios decretam emergência

Centro de gerenciamento de desastres se mantém em alerta para chuvas intensas, ventos, alagamentos e inundações

Em nota, a Defesa Civil de Santa Catarina e as Coordenadorias Regionais de Proteção informaram o registro de 53 ocorrências em todo o estado até quinta-feira (13). Três municípios – Flor do Sertão, Maravilha e Iraceminha – emitiram Decreto de Situação de Emergência.

No município de Flor do Sertão, a Defesa Civil Municipal atendeu a seis ocorrências de destelhamento em residências e também uma edificação industrial, devido a velocidade do vento. Por conta disso, 350 metros de lonas foram distribuídos. No interior do município muitas árvores caíram sobre as vias, ocorrendo bloqueios totais. O município disponibilizou máquinas na desobstrução e as estradas já estão desbloqueadas. Não há registro de pessoas desabrigadas e desalojadas até o momento.

Em Maravilha, na Hidrelétrica Foz de Chapecó, um alagamento gradual atinge áreas de riscos da localidade de Ilha Redonda, município de Palmitos.

Iraceminha registrou queda de árvores em vias rurais e também sobre a BR 282 onde pelo menos cinco árvores bloquearam totalmente a rodovia por cerca de 30 minutos. Bombeiros, PRF e a prefeitura auxiliaram na liberação da rodovia.

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) se mantém operando no Nível 01 – Código Amarelo para riscos relacionados a chuvas intensas, ventos, alagamentos e inundações desde o dia 11/07. As equipes responsáveis estão de sobreaviso caso a prospecção de cenário indique intensificação do evento, ou ainda, caso as Coordenadorias Regionais informem ocorrências de danos severos. Nesse caso, haverá convocação extraordinária para elevação de nível operacional e acionamento das demais estruturas da Defesa Civil e do Grupo de Ações Coordenadas – GRAC.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile