NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Terapia com animais ajuda crianças e adolescentes em vulnerabilidade social

Fazenda em Itu oferece tratamento psicológico e pedagógico utilizando cavalos, vacas, cães e outros animais

Terapia com animais ajuda crianças e adolescentes em vulnerabilidade social

Em meio a desafios sociais e emocionais, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade estão encontrando apoio através da terapia assistida com animais. Na cidade de Itu, no interior de São Paulo, a Natureza Conecta oferece tratamento psicológico e pedagógico utilizando cavalos, vacas, cães e outros animais para ajudar jovens que vivem em casas de acolhimento e internos da Fundação Casa.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

A terapia assistida com animais visa promover vínculos, oportunidades de autoconhecimento e descobertas, e conciliar a defesa dos direitos dos animais com a diminuição da violência urbana e da desigualdade social. A interação com cerca de 40 animais permite quebrar resistências em jovens que sofreram abusos e violência, manifestando impactos por não terem rede de apoio ou disponibilidade de tratamento psicológico.

Impacto positivo da terapia

Daniela Gurgel, veterinária e fundadora da Natureza Conecta, explica que a terapia assistida por animais pode alcançar resultados melhores do que abordagens tradicionais. “Essas crianças crescem sem estrutura emocional, cheias de defesas, em um mundo marcado por traumas. Quando há uma intervenção de um psicólogo, elas acabam se fechando,” comenta Daniela. A interação com os animais permite que os jovens se abram, possibilitando aos profissionais trabalharem o potencial de cada um.

Sessões e expansão do projeto

As sessões semanais, com duração de duas horas e realizadas em grupos de até seis pessoas, começaram há três anos com jovens de casas de acolhimento na região de Itu e Indaiatuba. Esses jovens visitam a fazenda da Natureza Conecta uma vez por semana, onde são assistidos por psicólogos e pedagogos.

Há cerca de um ano, o projeto se estendeu para um piloto com internos do complexo de Sorocaba da Fundação Casa, abrangendo cidades como Campinas, Jundiaí e Itu. Para esses jovens, os animais são levados às unidades, proporcionando a oportunidade de interação, mesmo em privação de liberdade.

Resultados e futuro

A interação com a natureza e os animais tem mostrado resultados promissores, contribuindo significativamente para o desenvolvimento emocional e comportamental dos jovens. A abordagem inovadora destaca-se como uma alternativa às metodologias tradicionais, oferecendo um caminho de esperança e recuperação para aqueles que mais precisam.

Com a continuação e expansão do projeto da Natureza Conecta, a expectativa é impactar positivamente ainda mais vidas, promovendo uma sociedade mais inclusiva e compassiva, tanto para humanos quanto para animais.