Um boi solto na BR-101, no município de Biguaçu, Santa Catarina, foi resgatado na manhã da última sexta-feira (29). A suspeita é de que o animal seria levado a uma farra do boi, mas foi deixado na altura do km 183,1 da rodovia.
- Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
O resgate partiu do Grupo de Operações e Resgate (GOR), que foi acionado na manhã do feriado para atender uma denúncia de farra do boi em Governador Celso Ramos, próximo ao local do resgate.
Confira o vídeo:
Ao g1, o GOR contou que o responsável por soltar o animal ficou nervoso ao saber que havia uma fiscalização da Polícia Militar na região e deixou o boi na rodovia.
Já a concessionária da via, Arteris Litoral Sul, afirmou em comunicado que foi acionada por volta das 07h25 para apoio na captura de bovinos na marginal.
O boi foi recolhido pela equipe do GOR e encaminhado para a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC). De acordo com o grupo, não houve prisão.
Farra do boi é crime ambiental
A Lei nº 17.902 prevê aplicação de multa para pessoas que participarem da “farra do boi” em território catarinense, e também estabelece outras providências.
De acordo com a Polícia Militar de Santa Catarina, “o descumprimento da lei gerará ao infrator ou infratores, além das penalidades previstas nas legislações federais, multa pecuniária aos promotores e divulgadores, e multa a cada um dos demais participantes identificados.”