Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

INUSITADO

Vídeo: homem usa geladeira como barco para escapar de enchente no RS

Alinor Magalhães foi filmado por um vizinho enquanto saía de casa navegando em um eletrodoméstico

Homem enchente geladeira
Foto: Paulo Pires/GES

Um morador do município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, foi flagrado por um vizinho utilizando uma geladeira para escapar de enchente na Praia do Paquetá nesta quarta-feira (4). A região tem sido afetada por enchentes há anos, e a passagem de ciclone extratropical nos últimos dias desencadeou novamente o problema.

Alinor Magalhães, 40, mais conhecido na vizinhança como Aladdin, mora há cinco anos na Prainha do Paquetá, local que vem sendo afetado há anos pelas cheias do Rio dos Sinos. O vizinho Nelson Braga foi quem fez o vídeo em que aparece utilizando uma geladeira antiga improvisada como embarcação para sair de casa.

Em entrevista ao Diário de Canoas, Magalhães revelou que a ideia de usar o eletrodoméstico como barco era substituir um velho caiaque danificado que ele tinha em casa. “Já faz dias que estou remando em uma geladeira e a maioria só abana (acena) e nem percebe”, contou. “Eu me molhava todo no caiaque, agora consigo sair de casa sequinho”.

Feliz com sua alternativa para contornar as enchentes, o morador da Praia de Paquetá revelou que sua inspiração para o projeto surgiu de um programa americano. “Criei o modelo baseado em um (modelo) anfíbio que vi em um programa americano”.

Enchente em Praia do Paquetá

A comunidade ribeirinha da região vem sofrendo com enchentes por conta das oscilações nos níveis do Rio dos Sinos. O rio possui 190 km e passa pelos municípios de Jacuí, Canoas e Caraá, entre outros.

Diversas medidas para combater as altas do rio e condições climáticas extremas na região foram adotadas pela prefeitura de Canoas durante o mês de setembro. Entre as ações, estão: resgates, entrega de mantimentos e outros materiais como telhas para reposição de telhados avariados pelo granizo.

Na última quarta-feira, o abastecimento de energia foi restaurado na Praia do Paquetá. A concessionária de energia havia encerrado o fornecimento por riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica com a alta do rio. O serviço retornou nove dias após o desligamento.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo


__

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile