O mundo do agro vai muito além de agricultores, produtores e criadores. Há um universo imenso de serviços e produtos que giram em torno dele. Na Agrishow, a maior feira agropecuária da América Latina, que acontece em Ribeirão Preto (SP), é possível encontrar exemplos de como uma ideia pode virar uma grande oportunidade de negócio.
Cinco anos atrás, o empresário Luís Alberto Roque era apenas um estudante de Engenharia. Ele foi à Agrishow em busca de um parceiro que investisse na sua startup: um aplicativo para comandar pivôs de irrigação a distância. Não foi fácil, mas ele conseguiu uma chance na Bauer, empresa multinacional do setor que atua em mais de 80 países.
“Eu me sinto realizado, porque lá em 2017 eu plantei a semente, a ideia, e hoje a gente consegue colher o fruto, oferecendo tecnologia para o irrigante e equipamentos de alta precisão e impactar a vida de muitas pessoas”, diz Roque, que acabou de tornando CEO da empresa. “Você tem que identificar a necessidade do produtor e depois persistir. Acreditar na ideia. Porque uma vez que você identifica uma solução de maneira simples e persiste naquele caminho, aquilo vai se tornar realidade”, comenta.
Hoje existem mais de 1.500 startups ligadas ao agro no Brasil. Diante desse crescimento, a Agrishow decidiu criar um concurso para premiar as três melhores.
“A gente fala hoje sobre nanotecnologia, biotecnologia, drones com inteligência artificial. É um novo mundo de inovação e tecnologia ligado ao agronegócio principalmente oriundo das startups”, afirma o head de Inovações da Agrishow, Claiton Guimarães.
Uma das participantes do concurso, Thais Andrade criou um sensor agrometeorológico capaz de medir todos os fatores climáticos, como temperatura, chuva e vento, além da umidade do solo. “Entendendo quais as condições ideais para fazer uma aplicação no tempo certo, com a temperatura e umidade corretas, a gente consegue entregar essas informações para que o produtor tome a decisão na hora certa”.
Na Agrishow, fica claro que o mundo do agro vai muito além de agricultores, produtores e criadores. Há um universo imenso de serviços que giram em torno dele como máquinas, implementos, insumos, linhas de crédito e startups. Cada nova ideia que surge pode se tornar uma oportunidade de negócio.
A rede de distribuição de peças para máquinas agrícolas Rech oferece franquias para empresários que queiram investir no agro. Já são 46 lojas espalhadas pelo Brasil e a ideia é chegar a 200 até 2025. “Só o ano passado abrimos 12 novas lojas, [sendo] sete filiais da companhia e cinco franqueadas. Isso tem ajudado a movimentação de todo o agro”, diz o gerente de Expansão em Franquias da Rech, Juliano De Stefani.
Pensando na importância da sustentabilidade, o agro vem ampliando o consumo de energia solar. Para agregar valor ao produto, a empresa Dinâmica aumentou a altura das placas fotovoltaicas em 1,5 m para oferecer também sombra para o gado.
“Quando tem chuva ele vai se abrigar embaixo do sistema, que é aterrado individualmente acaba trazendo segurança para ele. É mais seguro do que se abrigar debaixo de uma árvore em relação à descarga atmosférica”, afirma Wellington Bernardo, da Dinâmica.