O presidente do Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Marcio Lopes de Freitas, coordenou, na manhã desta sexta-feira (11), o painel “A importância das cooperativas para o agro sustentável”. O debate, que integra a programação da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27), teve início às 9h (no horário de Brasília).
O painel coordenado por Lopes contou com a participação de dirigentes de outras quatro entidades brasileiras: CCPR (MG), Coopercitrus (SP), Cocamar (PR) e Coplana (SP). O painel comandado pela OCB fez parte do seminário “Energia, Indústria, Agro e Investimentos Verdes”, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no Pavilhão Brasil da COP27.
O debate contou com transmissão ao vivo pelo canal do Sistema OCB no YouTube. Alguns exemplos das ações sustentáveis desenvolvidas pelas cooperativas agro também serão detalhadas durante o painel.
Sistema OCB na COP27
O convite para a participação foi feito pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em função do importante papel que as cooperativas desempenham em prol da sustentabilidade e preservação ambiental. “O Brasil é uma potência capaz de transmitir tecnologias importantes e o cooperativismo é um dos protagonistas na busca de soluções coletivas e sustentáveis que fazem a diferença”, destacou o integrante do governo federal.
“Somos, definitivamente, parte da solução no que diz respeito às questões climáticas, tanto que já somos referência mundial na produção sustentável” — Marcio Lopes de Freitas
“Faz parte da natureza do cooperativismo a busca e a implementação de soluções que conciliem o desenvolvimento econômico com o combate ao aquecimento global e a preservação do meio ambiente. Somos, definitivamente, parte da solução no que diz respeito às questões climáticas, tanto que já somos referência mundial na produção sustentável. O agronegócio cooperativo é pautado em sustentabilidade e no desafio de alcançar uma economia neutra em carbono, com destaque para a redução das emissões de metano”, afirmou Marcio Lopes de Freitas.
Canal Rural na COP27
Realizada em Sharm El-Sheik, no Egito, com a presença de representantes de todo o mundo para debater temas ligados às mudanças climáticas no planeta, a COP27 terá atividades até o dia 18 de novembro. O Canal Rural está in loco no evento, com equipe composta pelos jornalistas Giovani Ferreira (diretor de conteúdo), Wellington Borges (editor de imagens) e a Marusa Trevisan (repórter).
+ Políticas públicas podem fazer do Brasil uma ‘potência agrícola e ambiental’, diz Marina Silva