A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, o primeiro experimento de feira livre que atende as medidas de segurança Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar o contágio do novo coronavírus.
A ‘Feira Segura’, como foi batizada, aconteceu nesta sexta-feira, 3, em Goiânia (GO). Nela, vendedores e compradores usavam máscaras de proteção, luvas e atendiam as regras de distanciamento entre as pessoas.
Segundo a entidade, o objetivo é ajudar os produtores rurais que estão com dificuldades para vender a produção devido à pandemia do Covid-19 e para que os alimentos cheguem mais facilmente à mesa dos consumidores.
“Foi positivo para fazer o modelo e tentar replicar para o resto do Brasil”, comenta o superintendente técnico da CNA Bruno Lucchi.
Drive thru
A grande novidade da feira livre foi a possibilidade de a população realizar as compras do próprio carro, o chamado drive thru. No percurso, o motorista estaciona em uma primeira parte da feira onde realiza o pedido dos produtos, na sequência acontece o pagamento e na última etapa, o comprador faz a retirada dos itens.
“Vamos registrar esta primeira edição da Feira Segura, e enviar um roteiro para os demais estados utilizarem como referência, cumprindo todas as normas de segurança sanitária definidas neste momento da pandemia”, afirmou o coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira.
Além de servir como modelo para os demais estados, a Feira Segura vai apoiar principalmente os pequenos e médios produtores, que foram os mais afetados pela crise, afirma o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges.
Veja as imagens!