O tempo predominantemente seco registrado na última semana deu mais ritmo à colheita da safrinha 2023 de milho no Centro-Sul do Brasil.
Levantamento da AgRural mostra que 27% da área cultivada na região estava colhida até quinta-feira (06), contra 17% uma semana antes e 41% no mesmo período do ano passado.
Mato Grosso segue na dianteira e apresenta produtividades muito boas, embora ainda haja atraso em relação a 2022.
Ainda que a expectativa dos produtores continue sendo de altas produtividades em praticamente todo o Centro-Sul, a possibilidade de temperaturas mais baixas, com eventual formação de geada, é fonte de preocupação em áreas mais tardias do norte do Paraná e do sul de Mato Grosso do Sul, onde ainda há muitas lavouras em enchimento de grãos.
A esta altura, porém, eventuais danos causados pelo fenômeno tendem a não exercer grande impacto sobre o tamanho da safrinha brasileira.
Produção de milho
No fim de junho, a AgRural elevou sua estimativa e produção de milho na safrinha 2023 do Brasil de 97,9 milhões para 102,9 milhões de toneladas.
Com isso, a a produção total da temporada 2022/23 (primeira, segunda e terceira safra somadas) é estimada agora em 132,3 milhões de toneladas.