Agricultura

Governo Bolsonaro está empenhado em facilitar o crescimento da agricultura, diz ministra

Tereza Cristina participou nesta terça, 25, de um webinar sobre as perspectivavas para agropecuária e safra 20/21 realizado pela Conab

Tereza Cristina, ministra da Agricultura
Foto: Carlos Silva/ Ministério da Agricultura

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta terça-feira, 25, um panorama sobre as tendências de mercado das principais culturas cultivadas no país durante o webinar Perspectivas para Agropecuária Safra 2020/2021. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, realizou a abertura do evento. O presidente da Conab, Guilherme Bastos, e do diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia, Sergio De Zen também participaram da solenidade.

No discurso, Tereza Cristina enfatizou o bom rendimento do setor mesmo durante a pandemia da Covid-19. “A agricultura está produzindo como nunca, aumentando a disponibilidade de alimentos, não só no Brasil mas marcando forte presença nas exportações, e continua sendo o grande supridor de alimentos do mundo”, disse. 

A ministra destacou ainda o apoio do governo Bolsonaro sobre a indústria de alimentos. “Além dos frutos de todo o esforço do produtor, quero agradecer também todo o desempenho do governo Bolsonaro que tem feito o possível para ampliar os recursos financeiros, facilitar o acesso a novos produtos, principalmente na linha de bioinsumos, diminuir entraves e disponibilizar informações de qualidade para todo setor”, afirmou a ministra.

Trabalho em campo 

Ainda durante a abertura do evento, Tereza Cristina salientou a importância do trabalho realizado pela Conab e seus mais de 900 profissionais que atuam diariamente nos campos para levantar dados com mais precisão.

Por isso, a entidade consegue ajustar todos modelos com todas as especialidades que o setor requer. Estamos trabalhando para termos uma Conab moderna, que além de fazer estimativa, também cria a parte de inteligência e estratégia para o setor, para que possamos andar sempre a frente nesse ramo, calibrando assim a produção e os preços e fazer com que as políticas sejam antecipadas antes da ocorrência de problemas”. 

Revisão de safras

Outro destaque durante a apresentação, foi o anuncio da revisão das últimas sete safras de soja do país. De acordo com a ministra Tereza Cristina, a medida faz parte de uma reformulação de dados da companhia.

“Nessa reformulação que fizemos na Conab, estamos estudando números das safras passadas, das últimas 7 safras pelo menos, porque queremos ter números mais afinados, para mostrarmos maior acertos desses números. Para isso, estamos usando tecnologias modernas e teremos muitas novidades daqui pra frente”, afirma Tereza.

Seguro Rural 

Por fim, a ministra comemorou a marca de 1 milhão de apólices do Seguro Rural contratados com auxílio do governo federal. O número, alcançado esta semana, considera todas as apólices de seguro rural contratadas desde o início do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural.