Agricultura

Itamar Borges assume a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

Em seu primeiro dia no cargo, Borges recebeu representantes da agropecuária paulista para ouvir as demandas do setor

O deputado estadual Itamar Borges assumiu nesta terça-feira, 1º, a gestão como secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, com a missão de fortalecer o agro paulista. Francisco Matturro é o secretário-executivo da pasta estadual.

“Agradeço a Deus, minha família e a todos que me apoiaram para que eu chegasse até aqui, em particular ao governador João Doria e o vice-governador Rodrigo Garcia pelo convite para assumir essa missão de trabalhar pelo agro, pelo produtor e pelo setor. Trabalhar por São Paulo e também ajudar nosso país na construção de um agro mais forte e pujante que cuide do fortalecimento interno e o apoio para o crescimento externo”, afirma Borges.

Itamar Borges
Itamar Borges, Francisco Matturro e Roberto Rodrigues. Foto: Mastrangelo Reino/SAA

A primeira reunião do dia contou com a participação de representantes de entidades do setor, que fazem parte do Fórum Paulista do Agronegócio. Na abertura, Itamar Borges reafirmou que pretende continuar com sua filosofia de trabalho baseada no diálogo, buscando formar consensos.

Para o secretário, exigências colocadas na legislação de última hora só servem para prejudicar a atividade e estimular o confronto. Seguir o que a legislação determina é fundamental; no entanto, uma escuta cuidadosa ao setor contribui para uma jurisprudência mais robusta.

Francisco Matturro foi apresentado pelo secretário como o principal interlocutor do setor, responsável por alinhar as demandas e os projetos da Secretaria de Agricultura. Para ele, a pasta desenvolve um trabalho importante, mas é preciso dar maior celeridade aos processos. Temas como segurança no campo, falsificação de defensivos e georreferenciamento das propriedades são urgentes e precisam ser tratados com a devida rapidez.

Edivaldo Del Grande, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e coordenador do Fórum Paulista do Agronegócio, afirmou que o objetivo da entidade é contribuir com a formulação das ações da pasta.

Del Grande ressaltou que o fórum é uma organização que reúne 44 entidades que retratam a multiplicidade da agricultura paulista. Com essa grande representatividade, a organização atua discutindo temas transversais que são comuns a seus membros e proporcionando espaço de discussão para que assuntos específicos também sejam tratados.

Os representantes das entidades foram unânimes em destacar que, durante sua trajetória, o secretário sempre se colocou com defensor do segmento e que pretendem continuar trabalhando junto para desfazer as amarras que impedem o setor de crescer ainda mais.

O primeiro dia do secretário também teve reuniões com o ex-ministro Roberto Rodrigues. “Há uma grande satisfação de ver um deputado estadual ligado à agricultura assumindo a Secretaria de Agricultura num momento muito difícil como o Brasil vive hoje com a pandemia. O Itamar conhece o interior do estado perfeitamente, por estar interado com as lideranças rurais todas, porque presidiu a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista. É um homem que conhece todo mundo e todo mundo o conhece. Há uma grande expectativa em relação ao trabalho consistente dele em defesa do agronegócio paulista”, afirm Rodrigues.

O secretário também recebeu associados às entidades de pesquisadores, técnicos e assistentes agropecuários, entre outros profissionais do agro. “Como dirigente de uma associação que representa pesquisadores científicos, estou empolgado e bastante otimista com o Itamar no comando da secretaria, principalmente pela sensibilidade que tem demonstrado com a área de pesquisa, como deputado, como incentivador de empreendedorismo na Assembleia Legislativa. Tudo isto representa avanço, inovação e a expectativa é muito positiva. Estamos trazendo algumas sugestões, queremos cooperar com a administração”, afirmou o presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC ), João Paulo Feijao Teixeira.

Já o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (Fetaesp), Roberto dos Santos, afirmou que a entidade busca atuar em parceria com a secretaria. “Neste momento, o alimento que chega na mesa do povo brasileiro vem da agricultura familiar. Essa reunião é importante não só para cobrar resultados, mas nos colocar à disposição para trabalhar junto e fortalecer a agricultura familiar”, diz, acompanhado do tesoureiro da entidade, Ulisses Davis de Souza.

Outros representantes de entidades recebidos pelo secretário em seu gabinete foram Sergio Rocha Lima Diehj, presidente da Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo (Agroesp), e Francisco Pereira Neto, presidente do Sindicato dos Servidores da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (Sidefesa), que também trouxeram as reivindicações de melhorias para o setor.