A janela ideal de plantio do milho já terminou e os produtores rurais ainda não finalizaram os trabalhos de campo por conta das chuvas que atingem o cinturão agrícola. De acordo o relatório de acompanhamento de safra do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), até o último domingo, dia 2, a semeadura atingiu 67% da área, contra 96% no ano passado e na média dos últimos cinco anos.
Segundo o órgão americano, o estado que está mais atrasado é Indiana, onde apenas 31% da safra foi plantada, contra 98% no ano passado. Na sequência aparece Ohia, com 33% de plantio, contra 89% em 2018.
Soja
Para a soja, o plantio atingiu 39% da área, contra 86% no ano passado e 79% na média dos últimos cinco anos.
A consultoria ARC Mercosul ressalta que ainda restam 12,4 milhões de hectares de milho para serem semeados e 20,6 milhões de soja – usando os dados de intenções de plantio divulgados em março. “Produtores estadunidenses estão ativos no campo, aproveitando a janela atual de céu aberto e temperaturas mais quentes. Parte destes atrasos serão recuperados até a próxima segunda-feira, dia 10. Entretanto o total de milho estimado já entra em uma zona impossível de ser coberta”, diz o analista de mercado Tarso Veloso.
No Twitter, produtores americanos reclamam das péssimas condições de plantio. “Quando vamos poder começar a falar sobre os impactos de rendimento no milho que está no campo? Este foi o último campo que plantamos em 25/04”, diz oprodutor rural Ryan Heiniger.
At what point can we start talking about yield impacts on #corn that is in the field? This was last field we planted on 4/25. #Plant19 pic.twitter.com/bH6B3spJ2J
— Ryan Heiniger (@FarmrHuntr) 29 de maio de 2019
Já o agricultor Chet Edinger afirma que a janela ideal de plantio foi encerrada. “Nós estávamos pensando em empurrá-la mais 10 dias. Mas tão molhada como está, teremos sorte se estiver seca o suficiente”, comenta.
Final plant date to be fully insured on #corn is today for our farm. We were thinking of pushing it 10 more days. But as wet as it is we will be lucky if it’s dry enough in 10. #plant19 pic.twitter.com/sfqhYslTWf
— Chet Edinger (@ChetEdinger) 31 de maio de 2019