Tem circulado nas redes sociais, principalmente nos reels do Instagram e Facebok (aqueles vídeos curtinhos), uma filmagem que mostra uma pessoa tirando uma fina camada da superfície de uma banana madura e colocando a amostra no microscópio.
O que se vê, em seguida, é de assustar qualquer um. Larvas nadando livremente no alimento. O alerta que o vídeo quer passar é o seguinte: não consuma frutas que estejam muito maduras. Mas será que isso é verdade?
Não precisa se preocupar. O vídeo é fake. Especialistas ouvidos pelo portal VivaBem afirmam que a presença de larvas nas frutas seria facilmente detectada pelos danos na casca. Isso que dizer que não há comprovação científica de desenvolvimento de parasitas de dentro para fora da fruta.
Confira o vídeo:
Sobre o vídeo da banana no microscópio que tá rolando por aí: pic.twitter.com/QuZIWuaOTM
— Ana Duarte (@anadomicro) March 29, 2023
Explicação da Embrapa sobre a banana
O fitopatologista da Embrapa Mandioca e Fruticultura da Bahia, Leandro de Souza Rocha, explica que, para que surgissem larvas, algum inseto teria que infectar a banana, colocando os ovos na sua casca. Assim, a larva se desenvolveria e penetraria a casca para chegar até a polpa.
O especialista acredita que a única hipótese para que o vídeo fosse possível é se a fruta tivesse sido descascada e exposta a insetos.
“Isso é totalmente fora do contexto de maturação da banana. Ela tem o processo natural dela, que não é devido ao ataque das larvas, nem antes, nem depois da maturação”, reforça.
Cuidados no consumo de frutas
Já a nutricionista especialista em Metabolismo, Nutrição Esportiva e Emagrecimento pela FMRP-USP, Lisa Afonso, também ouvida pela reportagem do site VivaBem, destaca que é preciso ter cuidado para identificar as diferenças entre frutas muito maduras das que já estão estragadas.
Ela cita três principais cuidados necessários para se manter atento antes de ingerir esses alimentos:
- Presença de fungos, bolores e cor esbranquiçada na casca
- Em frutas que não amadurecem ou que apresentam alguns pontos com bolor, o consumo deve ser evitado, mesmo retirando a parte estragada, pois isso contamina toda a fruta
- Sempre evitar o consumo se sentir algum gosto ou odor estranho
A nutricionista também classificou o vídeo da banana como falso. Segundo ela, qualquer fruta, quando está contaminada por larvas, apresenta características desde a casca.