Além das perdas nas lavouras por causa das condições climáticas, outra preocupação é com os custos de produção. Os preços altos de fertilizantes, defensivos e energia também desafiam o produtor.
Para o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, os altos custos de produção efetiva diminuem o lucro e rentabilidade. “O aumento nos custos de produção é o que mais incomoda o produtor. Apesar dos preços estarem elevados, os custos estão pressionando e diminuindo a margem de rentabilidade quando se compara o custo operacional efetivo com o preço da saca do grão”, explica.
O comentarista ressalta que a situação pode se complicar ainda mais devido às altas nos preços dos defensivos, já que a cultura do milho vem sofrendo severamente com pragas. “Para complicar o cenário nessa safra de verão teremos um aumento no custo dos defensivos para combater a cigarrinha. Essa demanda aumentou muito o custo dos defensivos e o custo do fertilizante quase dobrou, desde o último ano”, diz.
Benedito Rosa ainda aponta que a indústria vem fechando contratos futuros, garantindo maior segurança e previsibilidade para o produtor. “Finalmente a indústria de aves e suínos está começando a fazer o contrato futuro. Isso é algo que o mercado já deveria ter adotado, pois o produtor necessita de um nível de segurança para fazer seus investimentos. A indústria está desabastecida e precisa de previsibilidade em relação a estoques”, conclui.