Milho

Milho: clima prejudica e estimativa para safrinha cai 1 milhão de toneladas

Na comparação com os 69,3 milhões de toneladas do ano passado, a redução na produção do Centro-Sul é de 4 milhões de toneladas

A previsão para a safrinha de milho 2020 do Centro-Sul teve um novo corte- o terceiro consecutivo- de acordo com levantamento da AgRural divulgado nesta segunda-feira, 8. Devido à irregularidade das chuvas observada desde março, a produção estimada no início de maio em 66,7 milhões de toneladas, caiu para 65,3 milhões, redução de 1,4 milhão de toneladas. 

Na comparação com os 69,3 milhões de toneladas do ano passado, a redução na produção do Centro-Sul é de 4 milhões de toneladas. Desse total, 2,3 milhões de toneladas foram perdidos no Paraná. De todo modo, todos os estados produtores têm produtividade estimada inferior à de 2019.

Chuva

Embora chuvas muito bem-vindas tenham sido registradas nas últimas três semanas em diversas áreas produtoras do Centro-Sul, segundo a consultoria, elas apenas estancaram os prejuízos, sem reverter as perdas já consolidadas durante o período de estiagem. 

Produção 

Combinando os números da AgRural para o Centro-Sul com a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o Norte e Nordeste, a produção do Brasil fica em 69,4 milhões de toneladas, contra 73,2 milhões de toneladas em 2019. Até quinta-feira (04), 1% da área do Centro-Sul estava colhida, contra 5% um ano atrás. 

Produção total

A produção total de milho no Brasil (primeira, segunda e terceira safras) na temporada 2019/2020 é estimada pela AgRural em 96,4 milhões de toneladas, contra 100 milhões em 2018/19.