Agricultura

‘Plano Safra robusto depende do compromisso do Ministério da Economia com a agricultura’

O comentarista Glauber Silveira ainda cobrou do Congresso o projeto de lei que recompõe os recursos do Plano Safra 

Um dos novos desafios do novo ministro da Agricultura, Marcos Montes, é garantir o acesso dos produtores ao crédito rural. Segundo Montes, com a aprovação do PLN 1, um projeto de lei que abre caminho para recomposição do atual Plano Safra, os recursos vão ser destravados. Ele também falou que espera um volume de recursos mais robusto para a safra 2022/23.

“Nós estamos certos de que o PLN 1 que vai ser votado em breve para depois nós começarmos a discutir o Plano Safra de 2022/2023. Eu acho que o Plano Safra deste ano tem que ser um plano robusto, pois o momento é difícil e quanto mais difícil é o momento, mais robusto este programa tem que ser”, disse o novo ministro em reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Na avaliação do comentarista Glauber Silveira, para que o Plano Safra seja mais robusto, o Ministério da Economia precisa dar a atenção que o agro necessita.

“O produtor precisa de recursos para fazer seus investimentos, mas até agora o Congresso não sinalizou quando esse crédito vem. Para que esses valores sejam de fato robustos, o Ministério da Economia tem que estar comprometido com a agricultura brasileira, que tem mantido o seu papel de manter o país em pé, gerando emprego e renda”, diz.