Soja

Irregularidade de chuvas preocupa produtores de soja e milho no Paraná

Segundo relatório do Deral, na semana encerrada nesta segunda-feira (13), 71% das lavouras de soja no Paraná estavam em boas condições

O plantio da safra de grãos 2021/22 está concluído no Paraná e o produtor deve acompanhar agora o desenvolvimento das lavouras.

Segundo relatório do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado, na semana encerrada nesta segunda-feira (13), as condições das lavouras de soja eram: boas (71% ante 90% na semana anterior); médias (23% ante 9%) e ruins (6% ante 1% na semana anterior). As plantações da oleaginosa no Paraná estão nas seguintes fases: desenvolvimento vegetativo (38% ante 55%); floração (46% ante 35%) e frutificação (16% ante 9%).

Quanto ao milho verão, as condições das lavouras são: boas (77% ante 90% na semana anterior); médias (20% ante 9%) e ruins (3% ante 1%). O Deral informou, ainda, as fases das plantações de milho: desenvolvimento vegetativo (26% ante 71% na semana anterior); floração (43% ante 48%) e frutificação (30% ante 13%).

De acordo com o técnico Bruno Vizioli, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, por causa das condições climáticas, a soja está sendo empurrada para uma situação não tão agradável economicamente para o produtor. 

“Neste momento está chovendo, mas um volume abaixo do previsto e que não é suficiente para reverter os impactos”, diz.

Segundo Vizioli, mas importante do que um bom volume de chuvas, especialmente na fase de floração e enchimento de grãos, é a distribuição das precipitações. “Em novembro, por exemplo, nós tivemos um volume até inferior ao histórico, mas as chuvas foram bem distribuídas”, conta.