Soja

Prêmios da soja: portos têm descontos sobre Chicago pela 1ª vez desde 2014

De acordo com consultoria, compradores ofertam até 5 cents por bushel a menos em relação ao contrato março; problema logístico é a causa

O mercado FOB de soja registrou nesta quarta-feira, 17, descontos em relação aos preços praticados na Bolsa de Chicago. De acordo com a AgResource Brasil, é a primeira vez que isso acontece desde 2014.

Segundo a consultoria, nesta quarta, alguns compradores em Paranaguá (PR) chegaram a oferta em torno de 5 cents/bushel abaixo do vencimento para março de 2021. “Os embarques sobre o vencimento março caíram mais de 20 cents por bushel, acumulando uma queda de mais de 80 cents desde outubro”, diz.

A AgResource Brasil aponta que o motivo desta forte queda dos prêmios da soja são os entraves logísticos observados no interior do país. “As fortes chuvas na região Norte do país têm causado complicações no cumprimento de embarques. Caminhões carregados com grãos enfrentam trânsito intenso para descarregar em Miritituba (PA), onde as cargas seguem até os portos do Pará e Amapá”, diz.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a situação ocorre em função das chuvas e do aumento do tráfego diante de um momento de início de colheita da safra.

“A expectativa é que estes problemas continuem à medida que a colheita da oleaginosa no Centro-Oeste avança e diante de uma previsão do tempo que indica chuvas expressivas na região central e Norte do Brasil”, pontua a consultoria.

O lineup da soja nos portos passa de 19 milhões de toneladas, encurtando a janela de embarques, encarecendo os fretes e sendo repassados para os prêmios FOB nos portos.