Agricultura

Tempestade e granizo no oeste do Paraná resultaram na perda de 130 mil t de milho

Estimativa foi divulgada nesta quinta-feira pelo secretário de Agricultura do estado, que calcula que a área afetada seja de 22 mil hectares

O secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, estimou nesta quinta-feira (28) em ao menos 130 mil toneladas as perdas em produção de milho ocasionadas pela tempestade e queda de granizo na região oeste do estado na última semana.

milho
Milho destruído Paraná/Whatsapp

Segundo ele, os números ainda são iniciais e podem ser revistos nos próximos dias. “Estima-se que foram perdidos, por granizo, mais de 22 mil hectares de milho, dos quais 9 mil só no município de Maripá, uma perda por baixo de 130 mil toneladas ou mais de milho que não serão colhidos”, disse.

O volume representa cerca de 5% da safra da regional de Toledo, boa produtora de milho. Em relação ao estado, significa algo em torno de 0,85% da produção. “Perda sempre é perda e a gente lamenta, porque era uma safra para tentar refazer a vida depois do prejuízo grandioso com a perda de soja na safra primavera/verão, mas no contexto geral teremos uma produção agrícola sem grandes traumas”, disse Ortigara.