Uma das matérias mais lidas no site do Canal Rural na última semana tem como tema o testamento do fazendeiro Ildefonso de Sousa Menezes, que revelou seu desejo de direcionar sua herança para ações sociais.
Nascido em Jataí (GO), ele se mudou para o Acre nos anos 1980, onde mantinha uma propriedade de mais de 5 mil hectares, próxima à BR-317.
De acordo com o documento que Menezes deixou registrado, a fazenda será o local de uma fundação, com foco principal em pesquisa tecnológica, agroflorestal, piscicultura, agroturismo, reflorestamento e agropecuária.
- Quem é o fazendeiro que deixou Taylor Swift para trás nas paradas musicais?
- Fazendeiro é multado em quase R$ 300 mil por ter usado emoji de ‘joinha’ (👍) em contrato
Fundação
A gestão da fundação será realizada por membros da sociedade civil, adotando um modelo de governança participativa. Além disso, o testamento estabelece que, em caso de dificuldades enfrentadas pelos irmãos e sobrinhos de primeiro grau do fazendeiro, a fundação deve prestar assistência, mediante aval judicial e contribuição com atividades para a instituição.
O processo legal do testamento do fazendeiro está em andamento no Tribunal de Justiça do Acre, e os responsáveis pelo inventário, familiares e o Ministério Público do estado avaliam o cumprimento das diretrizes estabelecidas.
A decisão final será tomada com base nas contestações e argumentos apresentados, adaptando-se, se necessário, às necessidades das partes envolvidas.
______________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.