Diversos

Alexandre Garcia: com crise hídrica, governo deve pensar em ações para garantir irrigação

Na avaliação do comentarista, diante da escassez de água nos reservatórios, o problema da irrigação precisa de mais atenção do que a energia

O governo federal publicou uma medida provisória (MP) que dá poderes excepcionais para o enfrentamento da crise hídrica ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Ao comentar a medida, o comentarista do Canal Rural, Alexandre Garcia, diz que o governo deve pensar em ações para garantir a irrigação na agropecuária.

“A irrigação é responsável por 2/3 do consumo de água. Além da criação animal que consome 10%. De forma geral, o agro é responsável por 80% do consumo e ações devem ser elaboradas, considerando que a Bacia do rio Paraná opera com 30% da sua capacidade”, diz.

Na avaliação do comentarista, a irrigação deve ser a prioridade no momento pois seria um problema de difícil solução. “Hoje é fácil você ligar termoelétricas, importar energia da Argentina e do Uruguai. Mas o problema maior é fazer com que haja menos retirada de água na bacia do Rio Paraná para que tenhamos água disponível para energia elétrica”.

Alexandre Garcia lembra que previsões meteorológicas, apontam para uma condição mais favorável de chuvas com a presença do fenômeno El Niño. “Apesar dos avanços tecnológicos, a agropecuária continua sendo uma atividade de risco quando se refere ao clima. Então, que venha o El Niño para coincidir com a o período da semeadura”, finaliza.