Alguns produtores rurais já deram início à colheita de soja em alguns municípios de Mato Grosso, como é o caso de Ipiranga do Norte, onde a estimativa é que 10% da lavoura já foi colhida. A safra 21/22 foi implantada dentro da janela ideal para a região. “Esse ano o plantio começou bem cedo com bastante umidade, assim que terminou o vazio sanitário as lavouras foram semeadas. Apesar da alta umidade estamos aí com 10% de área colhida, com cerca de 30% das propriedades já tendo iniciado a colheita”, comenta o presidente do Sindicato Rural do município, Loinir Gatto.
Um dos desafios dos produtores da região nesta temporada é o aparecimento de plantas na lavoura. “Esse problema de apodrecimento de vagens e tombamento de soja é grave. Nós estamos vendo muitas lavouras que estão deitando, caindo e simplesmente colando no chão, mas apesar do apodrecimento a chuva é boa e temos que aprender a viver e produzir com ela”.
Outra dificuldade relatada ao Sindicato é a aquisição de insumos para o próximo ciclo. “Temos muitos produtores que reduziram um pouco os tratos culturais e diminuíram o adubo. Aqueles que atrasaram na compra de insumos, fertilizantes e agroquímicos tiveram que manejar de forma diferente. Porém, a expectativa ainda é boa por conta da alta competência do homem do campo”, finaliza.