A previsão do tempo ainda destaca para a ocorrência de geadas nesta quarta em algumas regiões do Sul. Para esta quinta, 29, a temperatura deve ficar abaixo de 0 graus nas serras gaúcha e catarinense e também há risco para formação de geadas no extremo sul do Paraná, onde a mínima chega a 3 graus.
- Chuva perderá força também no Nordeste e preocupação com seca aumenta
- Após tempo seco, chuva pode retornar às áreas de milho no Paraná
“Na sexta, a massa de ar polar perde força, mas ainda faz frio no Sul, com 2 graus na região serrana. Não há mais risco para geada em grande parte do Sul com elevação das temperaturas, exceto nas regiões serranas”, diz Desiree Brandt, da Somar.
De acordo com a meteorologista, a chuva segue concentrada nas áreas mais ao Norte do Brasil. No entanto, uma frente fria provoca chuva no Espírito Santo, norte de Minas Gerais e sul da Bahia.
Centro e Sul do Brasil seguem sob influência de uma massa de ar seco, que impede a chuvas nessas áreas. A situação é preocupante principalmente na área mais central do Brasil, especialmente no interior paulista, Mato Grosso do Sul, Paraná, Sul de Goiás.
“São 70 dias sem chuva agrícola nestas áreas, onde não houve registro de precipitação acima de 10 mm na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, afetando as áreas produtoras de milho segundo safra”, destaca Desiree.
Diante desse cenário, a tendência é de uma diminuição da umidade no interior da região Sul e oeste de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
A chuva deve demorar a retornar para a região central do Brasil. De 9 a 13 de maio, a nebulosidade aumenta em São Paulo e Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, mas a chance para uma chuva mais expressiva ainda é pequena.