Diversos

Benedito Rosa: Violência no campo preocupa produtores e desafia segurança pública

Comentarista do Canal Rural vê a necessidade de detectar os receptadores das mercadorias, tratando da prevenção

Os criminosos estão mais organizados e cometem roubos cada vez mais elaborados no campo. Há algumas semanas em Mato Grosso foram roubados 50 toneladas de milho e 21 toneladas de fertilizantes. Pelo menos, a polícia agora também começa a traçar estratégias específicas para combater a violência rural. Em São Paulo, foi criado o programa Agrosp+Seguro que contou com 250 viaturas; no Distrito Federal, surgiu o BP Rural, tropa composta por 150 homens e, em Minas Gerais, recentemente duas operações deflagradas, a Colheita Maldita e o Campo Seguro.

Segundo o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, o assunto é de extrema relevância, sendo a ação policial de combate aos crimes como o fator principal para acabar com o sentimento de insegurança no campo. “Essa insegurança no campo desorganiza o sistema produtivo e aumenta os preços nas gôndolas e investimentos no campo para gerar emprego”, afirma.

A violência no campo, segundo Rosa, vem incomodando a bastante tempo. Os criminosos agem, muitas vezes, para rentar revender as mercadorias que foram roubadas ou furtadas do homem do campo. Para combater esse tipo de ação o comentarista diz: “É preciso detectar o receptador das mercadorias e puni-las devidamente. O sistema que está sendo montado vai tratar de uma tarefa complexa, precisa ter previsão orçamentária para dar continuidade.”