CASO RARO

Bezerros siameses morrem dois dias após o parto

Condição dos animais impressionou moradores da zona rural de Cotegipe no oeste da Bahia; imagens repercutiram nas redes sociais

Os bezerros siameses nascidos em Cotegipe, município a aproximadamente 102 km de Barreiras, no oeste baiano, morreram no último domingo (3). A informação foi confirmada fontes ouvidas pela reportagem.

As fêmeas nasceram na última sexta-feira (1), em Vaquetal, na zona rural de Cotegipe. Luciana Cordeiro, de 21 anos, filha do vaqueiro Osvaldo do Nascimento Almeida, que gravou o vídeo que repercutiu nas redes sociais, disse que é a primeira vez que o pai presencia o nascimento de animais com essa anomalia que impressionou a população local.

Luciana disse que o pai não esperava que a vaca fizesse o parto sozinha, já que é comum dos animais precisarem de ajuda durante o trabalho de parto. Segundo ela, não é a primeira vez que a vaca gera bezerros, no entanto, é o primeiro caso de policefalia na propriedade em que o pai trabalha.

Nas imagens, um homem tenta alimentar os bezerros que não conseguem se levantar, devido ao peso das duas cabeças em um único corpo.

De acordo com o zootecnista, Pedro Pires, da mesma maneira que acontece em humanos, são raros, mas surgem alguns casos em bovinos. Segundo ele, o tempo de vida é curto e depende do caso e dos órgãos que os animais compartilham. “Isso na verdade está mais ligado a fatores genéticos do que ambientais ou nutricionais”, afirma.

Ao analisar as imagens, o zootecnista acredita que os bezerros sejam da raça Nelore, e que o caso é resultado da fusão de dois embriões ainda em formação no útero da mãe.

Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!