Diversos

Brasil recebe boas notícias nos países árabes, avalia Alexandre Garcia

Jornalista comenta possíveis resultados da missão de delegação do governo no Oriente Médio

O jornalista Alexandre Garcia avalia que o Brasil tem recebido boas notícias nos países árabes, onde uma delegação do governo encabeçada pelo presidente Jair Bolsonaro tem cumprido uma agenda de eventos e reuniões bilaterais com autoridades.

O ministro Paulo Guedes lembra que há muito “petrodólar” nessa região que poderiam ser utilizados no Brasil. Um caminho, de acordo com a ministra Tereza Cristina, seria por meio da compra de papéis do agro brasileiro, ajudando a financiá-lo. “O Brasil está precisando de investimento, inclusive na área de insumos agrícolas”, complementa Garcia.

A representante da Agricultura lembrou também de um protocolo de colaboração científica e tecnológica entre a Embrapa e um órgão semelhante dos Emirados Árabes. “Eles plantam frutas e hortaliças no deserto, e têm muito dinheiro para projetos de irrigação. Quem sabe tudo isso não possa servir de aproveitamento para certas regiões do Semiárido no Nordeste”, diz.

De acordo com o comentarista, os encontros realizados pela delegação brasileira também podem gerar oportunidades de novos negócios com o Oriente Médio. Os países árabes são grandes consumidores da carne de frango e do café brasileiros. “Mas isso pode ser duplicado, porque o discurso básico que o Brasil oferece é a garantia de segurança alimentar”, lembra.