A empresa Bunge confirmou que além do navio com soja vinda do Uruguai, que já foi descarregado nas semanas anteriores, um 2º navio já está atracado e desembarcando o grão no porto de Rio Grande (RS). O governo uruguaio confirmou que os grandes carregamentos de soja do país partem do porto de Nueva Palmira.
Somando os dois carregamentos da Bunge, o país já comprou mais de 66 mil toneladas de soja em grãos do Uruguai este ano. Mas até outubro, apenas um deles consta nos registros de importações do Ministério da Economia.
Com isso, oficialmente, o Brasil importou do país vizinho 36,2 mil de toneladas de janeiro a outubro. Vale destacar que, até setembro, o montante comprado do Uruguai era de apenas 6,485 mil toneladas, segundo dados do Ministério da Economia brasileiro.
Claro que os números totais variam um pouco. Segundo informações obtidas junto ao governo do Uruguai, o país vendeu ao Brasil, até o momento um total de 64 mil toneladas. |Mostrando que o segundo carregamento foi contabilizado na saída, mas ainda não na entrada no Brasil.
Segundo o analista de mercado da Safras & Mercado Luiz Fernando Gutierrez, ainda não há um relato de um terceiro navio de soja do Uruguai sendo preparado para vir ao Brasil. “Por enquanto só temos a confirmação destes dois, mas ainda há espaço para novas compras, com certeza”, diz Gutierrez.
De quem mais o Brasil importou soja
De fato o Uruguai é o segundo país que mais vende soja para o Brasil. O primeiro é o Paraguai, que de janeiro a outubro vendeu 588,9 mil toneladas de soja em grão ao Brasil. Ou seja, das 625,1 mil toneladas de soja compradas no ano pelo país, 94,2% vieram dos paraguaios.
Ainda há registros de compras de 281 toneladas de soja da Argentina e 181 quilos dos Estados Unidos. Vale ressaltar que até o momento a compra das 30 mil toneladas de soja dos Estados Unidos, confirmadas pelo Departamento de Agricultura do país (USDA) não constam nos recebimentos brasileiros, já que até setembro o volume de soja comprada dos EUA era exatamente os mesmos 181 quilos atuais.