Granizo arrasa cafezais em São Sebastião da Grama (SP)

Perdas são de 100% em áreas atingidas e formação do fruto não será recuperada, de acordo com engenheiro agrônomo da região

Uma forte chuva acompanhada de granizo atingiu São Sebastião da Grama, no interior de São Paulo, na tarde desta segunda, dia 3, e durou cerca de 40 minutos. Uma propriedade que fica entre São Sebastião da Grama e São José do Rio Pardo teve o cafezal completamente destruído. O produtor João Carlos Spagnoli conta que a plantação de 35 mil pés estava em plena floração.

“Não sobrou nenhuma flor no pé. O granizo matou até galinha que estava solta no terreno. Não deu tempo de nada”, lamenta.

O agrônomo da Casa de Agricultura de São Sebastião da Grama Mário Cunha Resende Neto afirma que o granizo provocou estragos em 100% da produção atingida, pois derrubou toda a florada e desfolhou os pés de café. “Não tem como recuperar agora para a formação do fruto”, diz Resende Neto.  

O agrônomo afirma que, a partir da tarde desta terça, dia 4, equipes vão percorrer a região para fazer o levantamento das áreas de cafezais que foram atingidas e quantificar o prejuízo.

Segundo Mário Resende Neto, além de São Sebastião da Grama também houve prejuízos com o granizo em São José do Rio Pardo, Divinolândia, Caconde e Vargem Grande do Sul.

A Rodovia Lourival Londorio de Faria (SP-344), que liga São Sebastião da Grama a São José do Rio Pardo, ficou coberta por pedras de gelo, que, em alguns pontos, atingiram quase um metro de altura.