O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 24,na estreia do programa Canal Rural Entrevista, que a China não faz favor ao Brasil ao importar produtos agrícolas do Brasil.
“A China não está fazendo nenhum favor conosco. Se eles pudessem comprar mais barato de Marte, Saturno, Plutão ou da Lua, eles comprariam”, afirmou.
Para Bolsonaro, apesar do país asiático ser um grande aliado do setor produtivo, é preciso ter cautela e ‘não abrir mão da soberania do país.’
“Podemos vender para o mundo todo, mas não permitir que comprem o Brasil. Essa é a nossa preocupação, logicamente, as inteligências dos outros países sabem como é o nosso comportamento. Tem um projeto que foi aprovado no Senado permitindo que os municípios possam vender até 25% da sua área para outros países. Nós queremos isso? Na Câmara, tenho trabalhado para que esse projeto não vá para frente. Se porventura for para frente, a gente vai exercer o poder de veto aqui”, pontuou.
Ainda sobre o comércio internacional, o presidente disse que tem dialogado com outros chefes de Estado. “Tenho conversado também com o mundo árabe. (…) Cada vez mais eles querem aprofundar essa relação que eles têm conosco, em especial, voltada para os produtos do campo, porque nenhum país pode depender apenas de um ou dois países para a sua segurança alimentar. E o Brasil é um país que honra compromissos e honra contratos”, disse.
Confira outros destaques da entrevista do Canal Rural aqui:
- Bolsonaro confirma novo programa social de R$ 300 para novembro
- ‘Ainda estou no zero’ diz Bolsonaro sobre partido para disputar reeleição
- Tereza Cristina vai poder escolher sucessor na Agricultura, diz Bolsonaro
- Brasil foi um dos países que menos perdeu na economia, diz Bolsonaro sobre pandemia
- ‘Caos’, diz Bolsonaro sobre possível mudança no marco temporal para indígenas