Diversos

Chuvas acima do esperado favorecem lavouras no Rio Grande do Sul

De forma geral, o retorno da chuva ao Rio Grande do Sul deve acelerar o plantio da soja; volumes também favoreceram o milho e o arroz

As chuvas no Sul foram mais abrangentes do que as simulações previam, com destaque para Uruguaiana, extremo oeste do Rio Grande do Sul, que recebeu 65 milímetros. Foi uma excelente umidade para o desenvolvimento do arroz, já que alguns produtores estavam pensando em abrir as comportas em função da baixa umidade do solo e esta chuva faz com que a água dos reservatórios seja poupada e sobre para o final do ciclo do arroz. Em Ijuí choveu 30 milímetros, volume providencial para estancar as perdas no milho.

De uma forma geral, o retorno da chuva ao Rio Grande do Sul deve acelerar o plantio da soja. Mas o temporal vem com efeitos colaterais: os ventos passaram de 100 km/h em Chapecó, oeste de Santa Catarina e em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, provocando transtornos.

No fim de semana, o tempo deve ficar firme e o sol predomina a metade leste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, noroeste do Rio Grande do Sul e parte do Rio de Janeiro devido ao avanço de uma massa de ar seco. A umidade do ar pode atingir valores críticos. O sol deve aparecer na maior parte do país, mas podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas ao longo do dia no Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Minas Gerais.

Segundo a previsão do tempo, temporais podem se intensificar em parte de Minas Gerais, Goiás, Bahia e Tocantins por conta de um cavado bastante intenso associado a passagem da frente fria. No domingo (28), um cavado se forma no oeste do Rio Grande do Sul, e uma região de baixa pressão começa a se desenvolver próxima ao estado, aumentando a nebulosidade com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas a qualquer hora do dia na metade sul do estado.

Próxima semana

A semana começa com tempo firme em Santa Catarina, Espírito Santo e algumas regiões do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Na maior parte do Brasil o tempo deve permanecer instável. O sol aparece, mas há possibilidade de pancadas de chuva isoladas durante o dia ao longo da semana, com maior tendência de ocorrer temporais na região central do país, como Mato Grosso e Goiás.