A semana termina com tempo firme no centro do país e o céu fica mais carregado no Norte do Brasil. A área de baixa pressão que atua sob a Bahia e o Espírito Santo perde de força,
No Sul, a frente fria provoca chuva em alguns estados. No Rio Grande do Sul tem previsão para chuva forte com ventania e queda de granizo. São esperados até 30 mm para os próximos cinco dias. Por outro lado, o Paraná não recebe chuvas, apenas a partir do dia 9 é que a chuva deve se espalhar, com até 20 mm.
- Meteorologia aponta queda de granizo em três regiões; saiba onde
- Meteorologia prevê chuva acima da média para o Norte e Sul em setembro
Desirée Brandt, da Somar, destaca que as chuvas devem continuar no Sul do Brasil na próxima semana.
“Para a semana que vem teremos a presença do ciclone extratropical. Ele irá se formar a partir da próxima terça, 7, trazendo muitos ventos nas áreas mais ao Sul do país. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina o mar deve ficar bastante agitado e com ventania que pode superar os 90 km por hora”.
Entre os dias 14 a 18 de setembro a chuva se espalha mais uma vez pela região sul do Brasil, chegando até em áreas do Centro-Oeste, que ainda deve ter tempo mais seco e temperaturas elevadas para os próximos dias.
“A região central deve receber chuva apenas a partir do dia 9 de setembro. São chuvas localizadas, mas que podem incomodar os produtores do oeste de Mato Grosso, prejudicando operações de colheita de algodão. Na metade de setembro o tempo seca e só há previsão para chuva plantadeira no início de outubro”, destaca Desirée.