Com o avanço da frente fria, as baixas temperaturas começam a ter reflexo na previsão do tempo. Na última semana de abril, uma onda de frio avança pelo Centro-Sul do Brasil e traz reflexos para o clima em maio, destaca Celso Oliveira da Somar Meteorologia.
- Chuva de 130 mm e frio abaixo de 3 ºC: veja alertas da meteorologia
- Avanço da frente fria provoca virada no tempo em São Paulo e Minas Gerais
“Mesmo com o frio mais intenso, não teremos problemas associados às geadas. O que acontece é que o domínio desse ar frio e seco vai fazer com que o início de maio seja bem seco em boa parte do Brasil. Isso pode trazer problemas para o milho safrinha, com as lavouras em pleno desenvolvimento”, diz Oliveira.
De acordo com ele, o frio observado em parte do Sudeste afasta a possibilidade de chuva. Por isso, para esta sexta, existe a previsão de chuvas pontuais em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
“As temperaturas seguem baixas ainda nesta sexta. No sul de Minas Gerais, por exemplo, devemos ter 11 º C na região de Cabo Verde (MG), que é uma zona cafeeira. Apesar do frio, não há previsão para geadas. Para os próximos cinco dias teremos registro de madrugadas mais frias em partes do Sudeste.”, ressalta.