Diversos

Estados começam vacinação contra Covid-19 nesta segunda

De acordo com o Ministério da Saúde, 6 milhões de doses foram distribuídas proporcionalmente para os estados a fim de vacinar trabalhadores da saúde, idosos e pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados

Na manhã desta segunda-feira, 18, 6 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, saíram do Centro de Distribuição Logístico do Aeroporto de Guarulhos em direção aos estados brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão era de que até às 14h todos os governos estaduais já estivessem com as doses e possam dar início ao plano logístico de distribuição do imunizante às cidades.

Acompanhado por governadores e secretários estaduais de saúde, no início desta manhã, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello fez um pronunciamento à imprensa no qual afirmou que o Brasil é referência em vacinação e “continuará sendo”. O ministro também prevê que, com a agilidade planejada para a aplicação das doses, em bre o país se torne o segundo colocado com mais habitantes imunizados contra a covid-19.

Para fazer o deslocamento dos imunizantes, o governo federal contou com apoio de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e de companhias aéreas particulares. Caminhões com sistema de refrigeração também fazer a distribuição em locais mais próximos.

Nesta primeira fase serão imunizados, de acordo com a pasta da Saúde, apenas os trabalhadores da saúde, idosos e pessoas com deficiência institucionalizados (que vivam em asilos e instituições similares) e indígenas residentes em aldeias ou reservas. Na separação das vacinas por estado, Minas Gerais recebeu mais imunizantes, cerca de 578 mil doses.

Tabela de distribuição divulgada pelo Ministério da Saúde

 

Pazuello ainda afirmou que nesta segunda, o Instituto Butantan receberá um ofício da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para acelerar envio de autorização à agência para que possam produzir mais dois milhões de doses da Coronavac. Os documentos devem ser analisados até 31 de março.

Estados

Em Goiás, Anápolis foi a cidade escolhida para iniciar a imunização contra covid-19. A decisão foi tomada pelo governador Ronaldo Caiado pelo município ter acolhido, no início da pandemia em 2020, os brasileiros que retornaram de Wuhan, na China.  No estado, as doses serão enviadas às 18 regionais de saúde. Caberá aos municípios fazer a retirada dos imunizantes nestas regionais. A previsão é de que até quarta-feira, 20, todas as cidades estejam prontas para iniciar a vacinação.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou que o estado receberá cerca de 300 mil doses e iniciará a vacinação nesta segunda. Um ato simbólico está planejado para acontecer no final da tarde em porto Alegre. Uma técnica de enfermagem deve ser a primeira imunizada na federação.

No Paraná, o governo local está equipado com três aviões e um helicóptero a fim de enviar as doses da CoronaVac o mais rápido possível a todos os municípios do estado. A previsão é de que em até 72h todas as cidades estejam com as vacinas prontas para serem aplicadas na população.

São Paulo que já fez a primeira aplicação de vacina neste domingo, 17, deve seguir a imunização nesta segunda. Cinco hospitais-escola do interior receberão as doses para aplicar nos trabalhadores da saúde. São eles os Hospitais das Clínicas de Campinas, Botucatu, Ribeirão Preto, Marília e o Hospital de Base de São José do Rio Preto.