Nesta quarta-feira (23), o lançamento da Operação Florestal Bahia 2023 pelo Corpo de Bombeiros do estado mobilizou autoridades e representantes de entidades públicas e privadas. O evento aconteceu no 17° Batalhão de Bombeiros Militar de Barreiras e contou com a presença dos secretários de segurança pública e de meio ambiente do estado, Marcelo Werner e Eduardo Mendonça.
O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Cel BM Adson Marchesini presidiu a solenidade, que apresentou as estratégias da Operação Florestal Bahia este ano e inaugurou uma nova base florestal, localizada no próprio Batalhão da Companhia em Barreiras. A Operação Florestal Bahia será uma parceria entre a segurança pública, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, incluindo ainda combatentes florestais e brigadistas de todo o estado.
- Fogo iniciado em vegetação atinge madeireira em Barreiras
- Fogo em colheitadeira atinge plantação em LEM
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a Bahia teve destaque no ano de 2022 atuando em 4.648 eventos de fogo, ocupando o primeiro lugar entre os estados da federação neste sentido.
Segundo o Comandante Geral Marchesini, este ano o contingente está mais preparado e capacitado para o combate ao fogo, com quatro bases florestais criadas na Bahia. “Esse combate já se iniciou em Barreiras e Juazeiro. Hoje nós estamos com efetivo de 3 mil bombeiros no estado, mas se for necessário, traremos ainda mais”, afirma Marchesini.
No estado, as regiões que mais sofrem com a ocorrência de queimadas e incêndios florestais no período compreendido entre julho e novembro são o oeste, sudoeste, norte e a região da Chapada Diamantina.
Ainda durante o evento, o secretário de meio ambiente do estado, Eduardo Mendonça, anunciou a volta do programa Bahia Sem Fogo em 2024. A iniciativa buscará, juntamente com as demais ações em conjunto, coibir e combater a ocorrência das queimadas e incêndios florestais.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!