A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou nesta segunda-feira, dia 22, que a diretoria da entidade deve ter uma reunião extraordinária nesta tarde para analisar o pedido de suspensão da tabela do frete, feito pelo Ministério da Infraestrutura.
Um ofício assinado pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas foi encaminhado para a agência dizendo que foi observada uma insatisfação em parcela significativa dos agentes de transporte e que ‘diferenças conceituais quanto ao valor do frete e o piso mínimo que pode repercutir na remuneração final dos caminhoneiros’ devem ser novamente discutidas com a categoria.
- Nova tabela do frete pode prejudicar ainda mais a soja, diz analista
- Tabela de frete: saiba onde o produtor vai gastar mais
“O diálogo segue sendo o principal mecanismo com o qual vamos buscar o consenso no setor de transportes de cargas. Por isso a importância em dar continuidade às reuniões. Estamos desde o início do ano com as portas abertas no ministério e esta tem sido a melhor forma de dar transparências às decisões que estão sendo tomadas em conjunto”, disse o ministro Tarcísio Freitas em comunicado.
De acordo com a ANTT, uma reunião entre diretoras da entidade deve ocorrer às 17h. O encontro será transmitido ao vivo no Youtube da ANTT.
Entenda o caso
Na última quinta-feira, 18, a Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou uma resolução com alterações na tabela do frete. A medida incluiu 11 categorias de cargas, seguro do veículo, distância percorrida, custo de deslocamento de de carga e descarga, além de aplicar multas para quem descumprir os preços mínimos.