O preço médio dos fertilizantes caiu em maio no Brasil, segundo um índice divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes.
O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de maio fechou em 1,75; representando uma redução em relação a abril (1,87).
Os resultados são favoráveis para a compra dos insumos pelos produtores rurais, apesar de ainda existirem incertezas de abastecimento devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia, sanções aplicadas a Bielorrússia e restrições de fornecimento de fertilizante chinês.
Fertilizantes e câmbio
Além da redução no preço médio dos fertilizantes, outro item considerado é o câmbio, que subiu 4,12% segundo o Banco Central.
Durante o período a moeda brasileira apresentou uma desvalorização. Nessa composição, o índice apresentou melhora.
No entanto, o ambiente geopolítico segue incerto, causando preocupação em toda a cadeia, não só nos preços dos fertilizantes, mas também nas matérias-primas que compõem os mesmos.
O índice é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. O índice consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas.