No que depender de 64 pecuaristas, a categoria terá maior representatividade no poder Legislativo a partir do ano que vem. Isso porque eles figuram como candidatos nas eleições gerais deste ano.
Levantamento realizado pela reportagem do Canal Rural junto à base de dados da Justiça Eleitoral indica que, dos 64 candidatos que declararam terem como ocupação profissional a atividade ligada à pecuária, 38 pediram registro para disputar o cargo de deputado estadual.
Depois das cadeiras espalhadas por assembleias legislativas do país, o posto mais almejado pelos pecuaristas nas eleições 2022 é o de deputado federal. Vinte e um integrantes da categoria buscam o direito de representar a população no Congresso Nacional.
Pecuaristas querem ter vez no Senado
A Câmara dos Deputados não é, contudo, a única casa legislativa federal visada pelos pecuaristas. As eleições gerais deste ano contam com um representante da categoria como candidato a senador: Alexandre Bispo, do PSDB do Distrito Federal.
Há, ainda, três pecuaristas candidatos ao cargo de 1º suplente: César Messias, do PSB do Acre; Enric Lauriano, do PP do Pará; e Wilson Souza, do Avante do Tocantins.
Balanço das candidaturas do agro
Além dos pecuaristas, outros profissionais da agropecuária pediram registro de candidatura para a disputa das eleições deste ano. A lista conta, por exemplo, com agricultores, técnicos em agronomia e zootecnistas.
Os detalhes de quem declarou ter ocupação profissional vinculada ao agro na hora de pedir o registro de candidatura estão em reportagem produzida pelo Canal Rural. Para acompanhar, basta clicar aqui ou no link abaixo: