O próximo domingo (2) será marcado pela realização do primeiro turno das eleições gerais. Para quem for eleito, há ações a serem desenvolvidas em favor do agro brasileiro, avisa o jornalista Alexandre Garcia.
Em comentário para o Canal Rural, Garcia listou dez temas que, segundo ele, são importantes para o setor:
- Garantia jurídica;
- Segurança de não haver invasão de terras;
- Juros baixos e abundância de crédito;
- Câmbio estável;
- Garantia de mercados;
- Estabilidade política e econômica;
- Inflação baixa;
- Garantia de bons preços;
- Garantia de fertilizantes e defensivos a preços razoáveis;
- Um escoamento ainda melhor, com melhores estradas, ferrovias e portos.
“Tudo isso está na pauta do agro para cobrar o seu candidato”, observou o jornalista em análise feita para o telejornal ‘Mercado & Companhia’.
Responsabilidade não é apenas do presidente, diz Alexandre Garcia
O comentarista do Canal Rural destacou que a responsabilidade para destravar ações em prol da agropecuária do país não deve recair somente sobre quem vencer a disputa pela Presidência da República.
Neste ano, os brasileiros também irão eleger deputados estaduais (ou distritais), deputados federais, senadores e governadores. Alexandre Garcia lembrou que os políticos que irão atuar nas assembleias legislativas e no Congresso Nacional têm papel importante para o desenvolvimento do setor.
“O candidato a deputado estadual é importante. Ele muda, faz as leis do seu Estado”, afirmou Garcia. “O deputado federal e o senador, idem. Aprovam o Orçamento e aprovam verbas suplementares para as necessidades do agro”, pontuou o jornalista.