A Bahia será um dos estados onde a eleição para o governo estadual será definido em segundo turno. E ele será disputado entre Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil).
Com 99,74% das urnas apuradas, Rodrigues obteve 49,4% dos votos válidos. Neto somou 40,83% dos votos. Ou seja: juntos, os outros quatro candidatos para a função do poder Executivo somam menos de 10% dos votos válidos.
Para quem vencer a disputa pelo governo, ações em prol do agro devem ser desenvolvidas. Atualmente, o estado nordestino ocupa a oitava posição no ranking nacional do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP).
Em relação à agropecuária baiana, Jerônimo Rodrigues afirmou, em entrevista ao Canal Rural, o interesse em fortalecer a agricultura familiar. “O agricultor familiar precisa de formação para conceber a gestão e a governança dos seus empreendimentos”, afirmou na ocasião o candidato petista.
ACM Neto não aceitou o convite do Canal Rural para expor seus projetos para a área do agronegócio da Bahia.
Senador reeleito
Para o Senado, Otto Alencar (PSD) foi reeleito para a única cadeira em jogo no estado nas eleições deste ano. Ele recebeu cerca de 58% dos votos válidos.