Pesquisa Datafolha de intenção de voto para presidente da República mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 45%. Em segundo lugar aparece o atual presidente e candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, com 32%.
Em relação ao último levantamento do Datafolha, Lula caiu dois pontos percentuais na intenção de voto — em 18 de agosto, ele aparecia com 47%. Bolsonaro, por sua vez, tinha os mesmos 32%. Ou seja: segundo o instituto, a diferença entre os dois caiu de 15 para 13 pontos percentuais.
Juntos, de acordo com o Datafolha, Lula e Bolsonaro somam 79% das intenções de voto. Com isso, foi projetado um eventual segundo turno entre eles. Nesse recorte, o petista vence o liberal por 53% a 38%. No cenário, brancos e nulos são 8% e não sabem ou não responderam somam 1%.
Outros candidatos movimentam pesquisa
Ciro Gomes (PDT) segue na terceira colocação na disputa pela Presidência da República. Só que no comparativo com o levantamento anterior, ele foi de 7% para 9%. Simone Tebet (MDB) aparece em quarto lugar em ambos os casos, mas também avançou: de 2% para 5% das intenções de voto.
Três candidatos que não pontuaram no levantamento divulgado em 18 de agosto aparecem com 1% das intenções de voto cada no Datafolha de agora. São eles: Felipe D’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros) e Soraya Thronicke (União Brasil).
José Maria Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (Unidade Popular), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) completam a lista de candidatos à Presidência da República. Nenhum deles, no entanto, atingiu 1% na atual pesquisa realizada pelo Datafolha.
O cenário de primeiro turno se completa com brancos e nulos (4%) e não sabem ou não responderam (2%).
Dados do levantamento do Datafolha
A equipe do Datafolha afirma ter entrevistado 5.734 pessoas de 285 municípios em apenas dois dias, 31 de agosto e 1º de setembro. Com nível de confiança divulgado de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa foi encomendada pelo Grupo Folha (que controla o próprio Datafolha) e pela Globo Comunicação, que pagaram R$ 473.780,00.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número BR-00433/2022.