Eleições

Onyx Lorenzoni quer resolver o ‘problema muito sério’ de licenciamento ambiental no RS

Candidato a governador do Rio Grande do Sul pelo PL expõe ideias para a agropecuária local

O agronegócio gaúcho conta com um principal gargalo para o seu desenvolvimento: o licenciamento ambiental. Ao menos esse é o ponto de vista do deputado federal e candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo Partido Liberal (PL), Onyx Lorenzoni.

Em entrevista ao Canal Rural, onde expôs as suas ideias para a agricultura e a pecuária do estado sulista, o político definiu a questão envolvendo licenciamento como um “problema muito sério”. Ele, no entanto, afirmou ter ideias para apresentar resoluções para isso em uma eventual gestão sob seu comando.

“Precisamos ter diálogo, fazer uma grande concertação com todos os envolvidos, pois isso tem travado — e muito — o agro gaúcho”, afirmou o candidato durante a conversa com a jornalista e apresentadora Pryscilla Paiva.

O licenciamento ambiental, contudo, não é o único gargalo do setor no Rio Grande do Sul. Na visão de Onyx, será preciso que o próximo governador trabalhe para conquistar investimentos na parte de logística. “Os centros consumidores estão distantes”, observou, ao falar na possibilidade de ampliar a malha ferroviária no estado em prol do escoamento da produção — além de olhar para o tema hidroviário.

Onyx Lorenzoni fala de combate à estiagem

O candidato a governador do Rio Grande do Sul também falou de outros assuntos na entrevista concedida ao Canal Rural. Ele afirmou que contará com os bancos locais, como o Banrisul, para captar dinheiro para que os agricultores e pecuaristas gaúchos tenham acesso a recursos de irrigação e, assim, enfrentar no dia a dia o problema de estiagem.

Eleições 2022: entrevistas

eleições 2022 - logo
Foto: Canal Rural/reprodução

No decorrer dos meses de agosto e setembro, o Canal Rural exibe série de entrevistas com candidatos ao governo nos dez estados com o maior valor bruto de produção (VBP) de 2022, com base em dados apurados até junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Serão transmitidas entrevistas com candidatos aos governos de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Pará e Paraná. Eles foram perguntados sobre propostas para o setor agropecuário.

Para o governo do Rio Grande do Sul, foram convidados os quatro primeiros colocados no levantamento do Ipec realizado de 30 de agosto a 1º de setembro e que entrevistou 1.200 eleitores gaúchos. Dessa forma, foram convidados: Eduardo Leite (PSDB), Onyx Lorenzoni (PL), Edegar Pretto (PT) e Luiz Carlos Heinze (PP).