Romeu Zema (Partido Novo) seguirá no comando do poder Executivo de Minas Gerais pelo decorrer dos próximos quatro anos. Neste domingo (2), ele recebeu a maioria absoluta dos votos válidos e, com isso, conquistou a reeleição logo no primeiro turno.
+ Ronaldo Caiado é reeleito governador de Goiás
Com X% das urnas apuradas, Zema recebeu 56,64% dos votos válidos — isso diante de mais de 93% das urnas apuradas. Ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) ficou na segunda posição, com 34,61% dos votos. Juntos, os outros oito candidatos ao governo mineiro não somam 10% dos votos válidos.
Diante da confirmação da reeleição, Zema terá, entre outros desafios, de promover ações na área da agropecuária. Atualmente, Minas Gerais ocupa a quarta colocação do país em Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) — atrás de Mato Grosso, Paraná e São Paulo.
Romeu Zema: propostas para o agro
Em entrevista concedida ao Canal Rural em agosto, o agora governador reeleito falou de projetos para o desenvolvimento do agro mineiro. Nesse sentido, reforçou um dos projetos desenvolvidos durante a sua primeira gestão à frente do estado do Sudeste, a Nota Fiscal Fácil.
“Até nós lançarmos a Nota Fiscal Fácil há um ano e meio, esses micros e pequenos produtores rurais precisavam fazer o recolhimento antecipado do valor do tributo, geralmente o ICMS, levar a guia de recolhimento até um escritório do Estado, que então emitia a nota fiscal daquele produto”, afirmou, na ocasião, o então candidato do Partido Novo.
Eleição para o Senado
Cleitinho (PSC) assumirá mandato como senador no início do próximo ano. Com 41,95% dos votos válidos, ele conquistou o direito de representar Minas Gerais no Congresso Nacional pelos próximos oito anos.