Estreante na política partidária em 2018, quando foi eleito governador de Minas Gerais em primeiro turno, Romeu Zema pretende conquistar em outubro o direito de permanecer no cargo por mais quatro anos. Com esse intuito, ele, que é candidato à reeleição pelo Partido Novo, destaca realizações de sua atual gestão, como o programa “Nota Fiscal Fácil”.
De acordo com Zema, o projeto, também conhecido pela sigla NFF, tem ajudado o dia a dia de trabalho dos micros e pequenos produtores rurais do estado. “Hoje, o produtor entra [no sistema digital], digita os dados daquilo que será comercializado, emite na hora a nota fiscal e ainda tem um prazo para poder fazer o pagamento”, disse o integrante do Partido Novo ao ser entrevistado pelo Canal Rural.
“Até nós lançarmos a Nota Fiscal Fácil há um ano e meio, esses micros e pequenos produtores rurais precisavam fazer o recolhimento antecipado do valor do tributo, geralmente o ICMS, levar a guia de recolhimento até um escritório do Estado, que então emitia a nota fiscal daquele produto”, explicou Zema ao ser questionado pela jornalista Pryscilla Paiva. Nesse sentido, ele valorizou que fez com que processos então manuais fossem, na visão dele, desburocratizados em favor de agricultores e pecuaristas mineiros.
Romeu Zema fala de contas e investimento em infraestrutura
Na entrevista ao Canal Rural, o candidato do Partido Novo ao governo de Minas Gerais reforçou que, há quatro anos, assumiu o desafio de “arrumar a casa” das contas de um estado que, segundo ele, estava “quebrado”. Romeu Zema ainda afirmou que tem iniciado projeto de asfaltar estradas, ao passo em que prometeu: investimento no setor seguirá caso conquiste o direito de um segundo mandato à frente da Cidade Administrativa estadual.
Eleições 2022: entrevistas
No decorrer dos meses de agosto e setembro, o Canal Rural exibe série de entrevistas com candidatos ao governo nos dez estados com o maior valor bruto de produção (VBP) de 2022, com base em dados apurados até junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Serão transmitidas entrevistas com candidatos aos governos de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina e Pará. Eles foram perguntados sobre propostas para o setor agropecuário.
Para o governo de Minas Gerais, foram convidados os dois primeiros colocados no último levantamento do Ipec, que foi realizado de 12 a 14 de agosto e entrevistou 1.200 eleitores mineiros. Dessa forma, foram entrevistados: Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD).