Eleições

Tarcísio e Haddad vão disputar o 2º turno em SP

Eles vão disputar o comando do estado com a maior população do país

Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) vão disputar o segundo turno pelo governo de SP. Com mais de 94% das urnas eletrônicas apuradas, o republicano soma 42% dos votos válidos. O petista, por sua vez, surge com 35%.

+ Helder Barbalho é reeleito governador do Pará

O resultado do primeiro turno representa o fim de uma era. Depois de 28 anos, o PSDB deixa o comando do Executivo de São Paulo, estado com a maior população e a maior economia do Brasil — além de ocupar a terceira colocação na parcial deste ano do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP).

Neste ano, o PSDB esteve representado na disputa pelo comando do Palácio dos Bandeirantes pelo atual governador, Rodrigo Garcia, que assumiu a função no início de abril, após a renúncia do também tucano João Doria. Garcia terminou a eleição na terceira posição, com 18% dos votos válidos.

SP de olho no agro

A agropecuária faz parte dos programas de governo dos dois candidatos que seguem para o segundo turno. Em agosto, Tarcísio e Haddad concederam entrevistas para o Canal Rural. Propostas relacionadas ao setor do agronegócio pautaram as conversas com ambos os políticos.

Haddad, por exemplo, destacou ser filho de produtor rural e propôs ampliar os investimentos nas lavouras do estado. Por sua vez, Tarcísio falou em ampliar a malha ferroviária paulista.

Ex-ministro eleito senador

Ex-ministro da Ciência, o astronauta Marcos Pontes (PL) foi eleito senador. Ele recebeu mais de 10 milhões de votos, o equivalente a quase 50% dos votos válidos. Ele superou o ex-governador Márcio França (PSB), com 36% dos votos válidos.