Eleições

Tereza Cristina é eleita senadora por Mato Grosso do Sul

Ex-ministra vai representar o estado do Centro-Oeste no Senado Federal

Em 2023, Tereza Cristina seguirá atuante na Praça dos Três Poderes. Titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do começo do governo de Jair Bolsonaro até o fim de março deste ano, ela acaba de ser eleita senadora por Mato Grosso do Sul.

+ Brasil teve 939 registros de crimes eleitorais e 307 prisões

Com 75,17% da seções no estado apuradas, a ex-ministra conta com 61,05% dos votos válidos e, dessa forma, não pode ser mais ultrapassada por nenhum concorrente. Ou seja: está matematicamente eleita para o mandato de oito anos no Senado Federal.

Candidata a senadora pelo PP, Tereza Cristina venceu a disputa com outro ex-integrante do governo Bolsonaro. Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil) acabou na segunda colocação, com pouco mais de 15% dos votos válidos.

Ex-deputada

Eleita senadora, Tereza Cristina voltará a atuar no Congresso Nacional. Antes de assumir o comando do Mapa, ela havia sido eleita deputada federal em 2014, quando ainda pertencia aos quadros do PSB. Quatro anos depois, em 2018, foi reeleita deputada pelo DEM, mas licenciou-se ao ser escalada para atuar na Esplanada dos Ministérios.