A previsão do tempo apresenta dois cenários distintos no Centro-Oeste do Brasil. Enquanto em Mato Grosso o excesso de chuva prejudica o andamento da colheita e deixa o solo encharcado, em Mato Grosso do Sul, o que preocupa é o tempo seco, já que desde de novembro a chuva não atinge a média histórica e também não há previsão de volumes que possam reverter esse quadro.
- Após chuva de 100 mm, tempo seca em áreas produtoras
- Calor persiste nesta sexta-feira; confira a previsão do tempo na sua região
Pelos próximos cinco dias, a umidade aumenta em áreas do Mato Grosso, com os volumes podendo chegar a 70 mm. Áreas do Mato Grosso do Sul devem seguir sem chuvas e com tempo firme.
Para a próxima semana, a chuva se espalha e até alcança áreas sul mato-grossenses, mas com poucos volumes, que não revertem o quadro de estiagem. Em contrapartida, os maiores acumulados no Centro-Oeste seguem sendo observados em Mato Grosso, onde a previsão do tempo indica para volumes que podem chegar aos 50 mm.
A nível nacional, as chuvas seguem mais concentradas no Norte do país, que devem receber mais de 100 mm. Um sistema também favorece o maior volume de precipitação para áreas do Matopiba, especialmente no Maranhão.