O fim de semana será marcado por muitas chuvas em quase todo o país. Apesar disso, em muitos estados, elas serão pontuais e até manchadas, afetando apenas parte das lavouras. No sábado, tanto o Rio Grande do Sul quanto a Bahia, podem ter boas chuvas.
SUL
A sexta-feira será marcada por chuvas em todo o Paraná, com os maiores acumulados e constância no norte e centro do estado. Na parte sul as instabilidades serão manchadas e com baixos volumes. Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul também terão chuvas espalhadas e bastante manchadas.
Já no sábado, as chuvas ganham força e desta vez afetam desde o norte do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul. Os maiores volumes e chances de temporais acontecem no sul, sudoeste e centro gaúcho. Nos três estados, atenção para o risco de vendaval, fortes temporais e eventual queda de granizo.
No domingo, as chuvas voltam a se concentrar em todo o Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Há chance para temporais no leste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. No restante do Rio Grande do Sul tempo firme e as temperaturas entram em gradativa elevação durante a tarde.
SUDESTE
Nesta sexta-feira as chuvas ainda atuam sobre toda São Paulo, mas de maneira manchada no noroeste e sudeste do estado. Em Minas Gerais as chuvas atuam desde o sul até parte do centro do estado.
No sábado as instabilidades ganham mais força e agora afetam toda São Paulo e boa parte de Minas Gerais, desde o noroeste até o sul. Somente o nordeste mineiro pode ficar seco.
No domingo ainda há chance de chuvas em toda São Paulo, sul e centro de Minas gerais, mas os volumes não devem ser grandes.
CENTRO-OESTE
A sexta-feira será marcada por chuva e temporais isolados entre Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e também no norte de Mato Grosso, devido à combinação entre calor e umidade. Atenção para o risco de trovoadas, ventos moderados e eventual queda de granizo nestas áreas. Nas demais regiões do Centro-Oeste, tempo seco e quente.
Neste sábado, há previsão de bastante sol, calor e tempo firme entre o centro-sul de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, devido a um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens carregadas nestas áreas. Nas demais regiões do Centro-Oeste, a chuva ocorre de forma isolada, e vem acompanhada por trovoadas. As rajadas de vento podem ultrapassar os 60km/h no sul e oeste do Mato Grosso do Sul.
No domingo, a chuva se espalha por todo o Centro-Oeste do Brasil, devido a um novo corredor de umidade que ganha intensidade e favorece a formação de nuvens carregadas. Por isso, há previsão para pancadas isoladas de chuva nos três estados onde, mesmo que de forma isolada, não se descarta o risco para trovoadas e ventos moderados. No território sul mato-grossense, as rajadas de vento podem alcançar a marca dos 60km/h.
NORDESTE
Nesta sexta-feira, como previsto antes, as chuvas começam a retornar para a Bahia. Ela chegam ali no extremo noroeste do estado, próximo a Barra. No Piauí há chance de chuvas no norte, noroeste e leste do estado, afetando Uruçuí e Floriano. No Maranhão, as instabilidades afetam o leste, o centro e o sul do estado.
No sábado as chuvas ficarão mais intensas no sul do maranhão e parte do leste.com chance de temporais. No Piauí também são esperados temporais em todo o centro-leste do estado. Por fim o oeste da Bahia finalmente terá o retorno de algumas chuvas, com volumes até significativos em alguns municípios.
No domingo as chuvas ainda atuam sobre o norte do maranhão, leste e sul do Piauí e oeste da Bahia, região que pode ter acumulados maiores.
NORTE
A sexta-feira começa com tempo instável marcando presença em toda a região Norte do Brasil, com destaque para o oeste e norte do Amazonas, onde os volumes de chuva tendem a ser mais elevados e há risco para fortes temporais, inclusive na Grande Manaus. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o tempo instável na região norte do Amapá, onde a chuva também ocorre com forte intensidade. A chuva retorna ao Tocantins, mas de forma rápida e isolada.
Ao longo do sábado, a combinação entre calor e umidade mantém a condição para chuva em toda região Norte do Brasil, e mesmo que de forma isolada, a chuva ocorre na forma de temporais, acompanhados por trovoadas e ventos moderados, inclusive no estado do Tocantins, onde a chuva volta a acontecer de forma mais expressiva.
No domingo, a combinação entre o calor intenso e a alta umidade segue favorecendo a formação de nuvens carregadas e temporais isolados nos sete estados da região Norte do Brasil ao longo deste domingo, onde há previsão de chuva para todas as áreas. Mesmo com tempo instável, a sensação de abafado predomina.